Toxophilos - Fazendo a corda


Toxophilos - Fazendo a corda

by Merida Fergus, in Arqueria


Posted on May 05, 2020 at 06:45 PM

Um arco consiste no arco propriamente dito e, necessariamente, em uma corda. De nada adianta possuir um bom arco se você não tiver também uma boa corda. Existem diversos tipos de materiais utilizados na confecção de cordas, fibras vegetais (cânhamo, caraguatá, palmeiras etc), fibras de origem animal (tendões, tripas, couro) e as fibras sintéticas, como o poliéster, dacron, e outras. Os mais primitivistas preferem utilizar os materiais naturais, mas sendo estes de difícil obtenção e complexo processamento, a maioria dos arqueiros, mesmo os tradicionais, optam pelo uso de cordas feitas de fibras sintéticas.

No Brasil existe uma linha de poliéster vendida em lojas que fornecem artigos para sapateiros que já vem encerada, possui alta resistência a tração e pode servir para a confecção de cordas para arcos de ate 40 lbs de potência, talvez 45. Em arcos mais potentes este material apresenta um grau de elasticidade que inviabiliza sua utilização para este fim.

Uma das fibras mais utilizadas no mundo para a fabricação de cordas para arcos é o dacron B-50. Este possui as propriedades necessárias para um bom arco. Existem outras fibras que apresentarão desempenho superior ao dacron, mas estas são no mínimo 200% mais caras e não podem ser utilizadas em qualquer arco devido a sua elasticidade praticamente zero.

O dacron B-50 é produzido por uma empresa norte-americana especialmente para arcos e pode ser adquirido em lojas do ramo em carretéis de 0,25 lbs ou 1,00 lbs. Geralmente a corda é feita com duas ou mais cores para que se tenha um bom resultado estético. 

A corda feita com linha de sapateiro

Antes de eu aprender a fazer cordas no estilo flemish, eu acabei inventando um tipo de ncorda. Talvez este estilo até já exista, mas até hoje eu nunca o vi em outro lugar a não ser em um arquinho de fibra de vidro com o qual eu dei meus primeiros tiros, que está pendurado lá no meu quarto.

Como eu não sei qual a espessura da linha que você conseguiu comprar, eu não poderei recomendar um número fixo de linhas que serão usadas. Recomenda-se que você faça um teste para saber quantos quilos sua linha agüenta. A maneira mais simples é você pegar um balde com alça e alguns sacos de mantimentos, como arroz, feijão, milho, macarrão etc. Amarre sua linha na alça do balde e suspenda-o, vá enchendo o balde com os sacos de mantimento lentamente até que sua linha estoure. Conte quantos quilos de mantimento tinha no balde quando a linha estourou, esta é a capacidade máxima de tração de sua linha. Converta esta capacidade npara libras (1 libra = 453,6 g) e veja quantas linhas serão necessárias em sua corda, considerando que a capacidade de tração de sua corda será igual a soma das capacidades de tração de cada linha que forma sua corda. Por segurança, adicione 30 lbs à potência de seu arco para saber qual a capacidade de tração que você precisa em sua corda final. Pode parecer muito mas não é.

O comprimento de linha que será gasto para fazer as alçinhas (loops) das extremidades será em média um palmo em cada extremidade. E considerando que sua corda ainda será torcida para ficar pronta para o uso, suas linhas terão de ser uns 50 cm maiores do que o comprimento esperado na corda final. É necessário que sua corda possua número par de linhas, posteriormente você entenderá o porquê.

Agora que você já cortou todas as linhas que serão usadas em sua corda, vamos a execução. Conte um palmo a partir de uma das extremidades e segure com o dedo, a alçinha será logo acima deste ponto. Segure com o dedo e torça o resto do feixe deste ponto até a extremidade (pelo menor caminho). Passar um pouco de cera pode ser necessário e ajudará a manter a torção em seu feixe de linhas, eu uso cera de abelha, mas parafina também serve.

Abaixo do seu dedo que ainda está segurando o feixe de linhas separe o feixe em duas metades e passe a parte do feixe que foi torcida pelo meio, agora sim você está fazendo a alçinha propriamente dita. Você vai passar até chegar ao tamanho da alça que voc& ecirc; deseja.

Então você deverá torcer a porção logo abaixo da divisão anteriormente feita ( no mesmo sentido da torção feita inicialmente) dando umas duas voltas completas de modo a estrangular a aquela parte que passou entre as duas metades.

Abaixo desta torção separe o feixe novamente em duas metades e então passe aquela porção da extremidade inicialmente torcido novamente por entre a divisão. Repita a operação até o fim da extremidade que está sendo "costurada" por entre a porção principal da corda.

O excesso pode ser aparado (cuidado pra não cortar a corda toda junto!) ou desfiado. Desfiando você consegue uma aparência semelhante a um silenciador disposto em posição inadequada, fica até que que legal.

Repita a operação na outra ponta do feixe de cordas e sua corda de arco estará pronta. Agora é só torcê-la até chegar no comprimento esperado, se ela ficou pequena demais...é uma boa desculpa pra você fazer outro arco menor. E outra corda maior também.

Texto extraído de: http://www.toxophilos.com.br/,  atualmente fora do ar!!

Artigos que podem te interessar

Toxophilos - Aproveitando o site
Toxophilos - Aproveitando o site

O site www.toxophilos.com.br foi de grande ajuda para muitos arqueiros novos e...

Toxophilos - Construindo o seu arco
Toxophilos - Construindo o seu arco

Introdução Diante da quase inexistência de...

Toxophilos - A flecha e o Arco
Toxophilos - A flecha e o Arco

A precisão depende, majoritariamente, do arqueiro. No entanto, há uma...

Categorias

Arqueria 13
Besteria 1