Toxophilos - A flecha e o Arco


Toxophilos - A flecha e o Arco

by Merida Fergus, in Arqueria


Posted on March 20, 2020 at 05:07 PM

A precisão depende, majoritariamente, do arqueiro. No entanto, há uma parcela relevante de atuação do equipamento na busca de um tiro preciso. A regulagem de um equipamento segue os mesmos princípios em qualquer arco, porém é realizada de diferentes maneiras nos diferentes tipos de arco existente. A grande maioria dos arcos compostos ou dos recurvos olímpicos possui seu dispositivo de regulagem no próprio arco, podendo assim, diferentes flechas serem usadas.Nos arcos tradicionais, como não usamos nenhum tipo de mecanismo extra, a regulagem de um equipamento se torna um pouco mais complexa.

A regulagem de um arco deste tipo é feita a partir da escolha da flecha correta. Neste processo teremos muitas variáveis a serem estudadas que interferirão em nossos resultados, algumas delas são: potência do arco, tipo de arco, corda, peso da flecha, rigidez da flecha, tamanho da pena, peso da ponta.

Entendendo os porquês

apoio do arcoNos arcos tradicionais temos alguns tipos de apoio utilizados para disparar uma flecha, veja alguns exemplos: Nota-se que na maioria deles a flecha não curva flechaestará alinhada no momentodo tiro, tendo esta que se envergar para passar pelo arco. O que ocorre com a flecha durante o tiro é algo semelhante ao esquema ao lado.

Na figuara A temos a flecha presa na corda no momento exatamente anterior à liberação da corda pelo arqueiro;

A figura B mostra o momento em que a energia potencial elástica das lâminas se transfere para a flecha em forma de energia cinética. Devido à inércia da flecha, esta se enverga durante este processo.

As figuras fig.C e fig.D mostram a flecha já em sua trajetória pelo ar.

As observações a seguir serão feitas para um arqueiro destro (que puxa a corda com a mão direita). Se você é canhoto, inverta direita-esquerda:

Para uma mesma flecha temos que: quanto maior a potência e eficiência de um arco, maior será a tensão imprimida na flecha na figura A e portanto um maior desvio da trajetória para a direita. Mas o que irá nos interessar será as variáveis para um mesmo arco. Quanto mais rígida for uma flecha, menos esta irá envergar, portanto, sua trajetória tenderá a desviar-se para a esquerda. Quanto menos rígida a flecha, maior a tendência de ela desviar-se para a direita. Flechas importadas podem ser compradas segundo uma tabela que indicará a flecha "ideal" para a potência e tipo de seu arco. Os fabricantes de flechas geralmente oferecem essas tabelas em seu sites. Mas para flechas feitas por você mesmo a primeira terá que ser feita aleatoriamente, os resultados observados e as modificações feitas.

As variáveis

Vamos, antes de tudo, conhecer os fatores que determinarão a rigidez de uma flecha.

Para uma mesma haste temos que:

  • Aumentando o peso da ponta reduz-se a rigidez da flecha;
  • Reduzindo o tamanho da haste aumenta-se a rigidez da flecha;
  • Aumentando o tamanho das penas aumenta-se, sutilmente, a rigidez da flecha.

Lembrando que todas estas variáveis resultarão em diferenças pequenas. Portanto, há situações em que outras flechas mais rígidas ou menos rígidas deverão ser adquiridas/feitas. Até o momento falamos apenas dos desvios na horizontal, mas os desvios verticais também ocorrem e são igualmente maléficos. Estes são facilmente corrigidos com a mudança do ponto onde a rabeira da flecha é encaixada na corda.

O processo

A função das penas em uma flecha é minimizar os defeitos da flecha e do disparo estabilizando o vôo de nosso projétil. Os problemas causados pelo excesso ou falta de rigidez da flecha também são, em parte, corrigidos pelas penas. Em função disto existe um método de calibração do equipamento que se utiliza de flechas com penas e sem penas para poder, a partir de um referencial (as flecha com penas), realizar as alterações necessárias. É este método que iremos detalhar.

Inicialmente teremos que ter um jogo de flechas (meia dúzia é um bom número). Estas deverão ser exatamente iguais (mesmo tamanho, mesmo peso das pontas, etc.). Metade delas deverão ter suas penas retiradas, a outra metade deve ter suas penas devidamente coladas. Agora, falemos do arqueiro.

Você não precisa ser um ótimo atirador para realizar este processo, mas é essencial que consiga atirar um bom grupo a 18 ou 20 metros de distância do alvo. Um bom grupo consiste em todas as flechas atiradas atingirem uma mesma região do alvo, esta região não precisa ser o centro.

Então, é hora de atirar! Esteja a uma distância de uns 18 ou 20 metros do alvo. Atire primeiro as flechas com penas, estas devem atingir um mesmo local. Em seguida atire as flechas sem penas, estas deverão atingir outro mesmo local. Seu objetivo será fazer com que as flechas sem penas atinjam o mesmo local das flechas com penas. Veja os desenhos a seguir que ilustram as situações com as quais você ira se deparar.

nock alto

Na figura acima tem-se co caso em que o ponto de encaixe da rabeira da flecha está muito alto. Abaixe-o um pouco e analise os resultados.

nock baixo

 

Agora o ponto de encaixe da rabeira da flecha na corda está muito baixo. Suba-o um pouco e analise os resultados.

rigida

Nesta situação o grupo das flechas sem pena (pontinhos) ficou à esquerda das flechas com penas. Motivo: Flechas muito rígidas; Solução: Usar ponta mais pesada ou usar hastes maiores ou adquirir flechas menos rígidas.

flexivel

Agora o grupo das flechas sem penas ficou à direita do grupo das flechas com penas. Motivo: Flechas pouco rígidas; Solução: Usar pontas mais leves ou reduzir o tamanho das hastes ou adquirir flechas mais rígidas.

As mudanças devem ser feitas uma de cada vez pouco a pouco, e os resultados observados a cada mínima mudança. Todas a mudanças feitas devem ser feitas em todas as flechas. As flechas com penas e sem penas devem ser sempre idênticas. Se você já tiver chegado ao extremo de todas as variáveis em uma flecha sem conseguir os resultados esperados, infelizmente você terá que fazer ou comprar flechas novas com as características mais próximas daquilo que você busca.

Se o grupo de suas flechas sem penas estiver só um pouquinho à direita e abaixo do grupo das flechas com penas, suas flechas estão perfeitas para seu arco, uma vez que as penas fazem com que a flecha se comporte como se fosse um pouco mais rígida. Agora que você já tem as flechas ideais para seu arco é só treinar bastante.

Texto extraído de: http://www.toxophilos.com.br/,  atualmente fora do ar!!

Artigos que podem te interessar

Toxophilos - Aproveitando o site
Toxophilos - Aproveitando o site

O site www.toxophilos.com.br foi de grande ajuda para muitos arqueiros novos e...

Toxophilos - Construindo o seu arco
Toxophilos - Construindo o seu arco

Introdução Diante da quase inexistência de...

Toxophilos - Atirando
Toxophilos - Atirando

Dentre as armas que lançam projéteis, creio ser o arco a mais...

Categorias

Arqueria 13
Besteria 1