A corda do arco


A corda do arco

by Gavião Arqueiro, in Arqueria


Posted on March 20, 2020 at 11:19 PM

A corda dos arcos serve para juntar as duas extremidades do mesmo e tem a finalidade de lançar a flecha. As propriedades desejáveis dessa corda incluem: peso leve, resistência, resistência à abrasão e resistência à água. A massa tem mais efeito no centro da corda:  um grama (0,035 oz) de massa extra no meio da corda retarda a flecha até 3,5 gramas (0.12 oz) nas extremidades.

Tipos de cordas

A maioria das cordas de arco podem ser descritas como: simples, torcidas reversamente ou em loop. 

Cordas simples podem ser feitas de qualquer fibra, torcidas em um único cabo. Essas cordas foram utilizadas em muitas partes do mundo e ainda são eficazes e bastante rápidas de fazer. No entanto, eles tendem a ser mais fracas por seu peso, e elas também podem se separar se não forem mantidas constantemente sob tensão. Elas são normalmente fixados ao arco por um nó/volta redonda e dois meio-engates em cada extremidade.

As cordas de torção reversa são tradicionais na Europa e na América do Norte para a maioria dos materiais naturais. A fibra de linho e cânhamo são amplamente utilizadas. Esse tipo de corda também é feito com materiais modernos. Uma corda reversa é feita de feixes de fios separados: cada feixe é individualmente torcido em uma direção e depois o grupo inteiro de feixes é então torcido na outra direção. O resultado tende a ser uma corda mais forte para o seu peso do que uma corda simples ou em loop, e mantém-se melhor do que uma corda simples. Ao contrário de algumas cordas de loop, a espessura total da corda passa ao redor dos nocks nas extremidades do arco, onde o desgaste é geralmente maior. Reforças adicionais também podem ser colocados nos pontos do nocking para do arco e para a flecha, que são locais de desgaste mais prováveis. 

A corda tradicional "Flemish" tem um laço colocado em uma extremidade, o que torna mais fácil do que a maioria dos outros para se encaixar no arco. O comprimento curto desse laço, em direção a uma extremidade, que formará o loop é torcido reversamente primeiro. As extremidades de cada feixe de fios são então colocados no comprimento principal dos feixes, que são reversos por sua vez. A corda de arco japonesa é feita por torção inversa em diferentes direções no núcleo e camadas externas da corda. 

As cordas em loop são feitas de um ou mais laços contínuos de material. As cordas modernas são muitas vezes feitas como um único loop contínuo: isso é servido para dar a forma final. As desvantagens incluem a menor quantidade de fibra nas extremidades, onde o desgaste é mais provável; Isso pode ser superado fazendo um serving na corda.

Materiais das cordas

Os materiais tradicionais incluem: linho, cânhamo, outras fibras vegetais, tendões, seda e couro cru. Quase qualquer fibra pode ser usada em caso de emergência. As fibras naturais seriam muito incomuns em um arco recurvo moderno ou arco composto, mas ainda são eficazes e ainda são usadas em arcos tradicionais de madeira ou compostos. As cordas de tendão e couro cru podem ser seriamente afetadas pela água.

Materiais modernos amplamente utilizados são mais fortes para o seu peso do que qualquer material natural, e a maioria não é afetada pela água. Eles incluem:

Dacron (força por cordão = 22,5 kg (50 lb), estiramento = 2,6%), um material de poliéster. Devido à sua durabilidade e alongamento, Dacron é comumente usado em equipamentos para iniciantes, arcos de madeira e arcos mais antigos. O alongamento relativamente elevado causa menos choque na proa, o que é uma consideração importante para os arcos recurvos manuseados de madeira. As cordas Dacron são fáceis de manter e podem durar vários anos.

Os polímeros de cristal líquido, como Kevlar e Vectran (força por fio = 31,8 kg (70 lb), estiramento = 0,8%) são materiais poliméricos com maior densidade e menor diâmetro do que Dacron, o que resulta em uma velocidade de flecha mais rápida (aproximadamente 2 metros por segundo (6,6 pés/s) mais rápido). Mas há dois problemas com este material: primeiro, seu alongamento limitado provoca maior estresse nos membros do arco. Em segundo lugar, uma corda de Kevlar pode durar apenas 1000 tiros antes de quebrar, pois tende a cansar devido a dobrar-se no ponto do nocking. A falha tende a ser súbita e não gradual.

Os polietilenos de peso molecular ultra alto, como Spectra e Dyneema (força por fio = 45,5 kg (100 lb), estiramento = 1,0%), foram utilizados desde a década de 1990. Eles são mais leves, portanto, mais rápidos do que Kevlar - e têm uma vida muito mais longa.

As cordas modernas são muitas vezes feitas de fibras compostas - como uma mistura de Vectran e Dyneema - para obter as vantagens de ambas.

Serving 

Serviing de uma corda de arco refere-se ao uso de uma "rosca adicional", comumente um fio enrolado em torno da corda principal nos pontos de nocking onde a abrasão é mais provável e também usada em cordas em loop para manter os dois lados do loop juntos.

Traduzido e adaptado desse site: [Bowstring].

Artigos que podem te interessar

Toxophilos - Aproveitando o site
Toxophilos - Aproveitando o site

O site www.toxophilos.com.br foi de grande ajuda para muitos arqueiros novos e...

Toxophilos - Construindo o seu arco
Toxophilos - Construindo o seu arco

Introdução Diante da quase inexistência de...

Toxophilos - A flecha e o Arco
Toxophilos - A flecha e o Arco

A precisão depende, majoritariamente, do arqueiro. No entanto, há uma...

Categorias

Arqueria 13
Besteria 1